Você já experimentou um bolinho de chuva quentinho e crocante, acompanhado de uma xícara de café ou chá? Se não, você está perdendo uma das receitas mais simples e saborosas da culinária brasileira. Neste artigo, você vai aprender como fazer um bolinho de chuva tradicional, que leva poucos ingredientes e fica pronto em minutos. Além disso, você vai conhecer a origem dessa iguaria, os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde e algumas dicas para variar o sabor e a textura do seu bolinho. Vamos lá?
A origem do bolinho de chuva
O bolinho de chuva é uma receita que surgiu no Brasil durante o período colonial, quando os portugueses trouxeram para cá o hábito de fazer sonhos, que são bolinhos fritos recheados com creme ou doce de leite. Como os ingredientes para fazer os sonhos eram caros e escassos na época, as pessoas começaram a adaptar a receita, usando apenas farinha, ovos, leite e fermento. Assim, nasceu o bolinho de chuva, que era frito em óleo quente e polvilhado com açúcar e canela.
O nome bolinho de chuva vem do fato de que essa receita era muito consumida nos dias frios e chuvosos, quando as pessoas ficavam em casa e aproveitavam para fazer um lanche gostoso e reconfortante. Hoje em dia, o bolinho de chuva é apreciado em qualquer época do ano, mas ainda tem um sabor especial nos dias nublados.
Os benefícios do bolinho de chuva
Você pode pensar que o bolinho de chuva é uma receita muito calórica e gordurosa, que não faz bem para a saúde. Mas saiba que ele também tem seus benefícios, se consumido com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada. Veja alguns deles:
- O bolinho de chuva é fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo e para o cérebro.
- O bolinho de chuva contém proteínas, provenientes dos ovos e do leite, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos, dos ossos e da pele.
- O bolinho de chuva possui cálcio, que é um mineral importante para a saúde dos dentes e dos ossos, além de participar da coagulação sanguínea e da contração muscular.
- O bolinho de chuva tem ferro, que é um mineral que ajuda na produção de hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio pelo sangue.
- O bolinho de chuva oferece vitaminas do complexo B, que são fundamentais para o metabolismo das células e para o funcionamento do sistema nervoso.
Dicas para fazer um bolinho de chuva perfeito
Agora que você já sabe como o bolinho de chuva surgiu e quais são os seus benefícios, vamos ao que interessa: como fazer um bolinho de chuva delicioso e crocante. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
👉 Entre para nosso grupo no WHATSAPP e receba ás melhores RECEITAS!
O modo de preparo é muito simples:
- Em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet até ficarem homogêneos.
- Adicione o açúcar e misture bem.
- Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre.
- Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura e incorpore delicadamente com uma colher ou uma espátula.
- Aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio-alto.
- Com uma colher, pegue porções da massa e frite no óleo quente até dourarem por todos os lados. Não coloque muitos bolinhos ao mesmo tempo para não baixar a temperatura do óleo e não grudarem uns nos outros.
- Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo.
- Passe os bolinhos pelo açúcar e pela canela e sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até dois dias.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um bolinho de chuva tradicional, que vai deixar a sua tarde mais saborosa e aconchegante. Mas se você quiser variar o seu bolinho, confira algumas sugestões:
- Você pode adicionar à massa raspas de limão, de laranja ou de chocolate, que vão dar um toque especial ao seu bolinho.
- Você pode rechear os bolinhos com doce de leite, goiabada, nutella ou geleia, usando um saco de confeitar com um bico fino para injetar o recheio depois de fritos.
- Você pode fazer bolinhos salgados, substituindo o açúcar por sal e adicionando à massa queijo ralado, presunto picado, ervas finas ou bacon frito.
Dúvidas comuns sobre o bolinho de chuva
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer um bolinho de chuva perfeito, confira as respostas para as perguntas mais frequentes:
- Como saber se o óleo está na temperatura certa para fritar os bolinhos?
- Uma dica é colocar um palito de fósforo no óleo. Se ele acender, significa que o óleo está quente o suficiente. Outra dica é colocar um pedacinho de massa no óleo. Se ele subir rapidamente e ficar dourado, o óleo está na temperatura ideal.
- Como evitar que os bolinhos fiquem encharcados de óleo?
- Para evitar que os bolinhos fiquem encharcados de óleo, você deve seguir algumas recomendações: não coloque muita massa na colher, pois os bolinhos vão crescer ao fritar; não coloque muitos bolinhos ao mesmo tempo na panela, para não baixar a temperatura do óleo; frite os bolinhos em fogo médio-alto, virando-os ocasionalmente para dourarem por igual; retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo.
- Como conservar os bolinhos de chuva?
- Os bolinhos de chuva podem ser consumidos logo após serem fritos ou guardados em um recipiente fechado por até dois dias. Se você quiser reaquecê-los, você pode usar o forno ou o micro-ondas, mas eles podem perder um pouco da crocância.
Conclusão
O bolinho de chuva é uma receita simples, barata e deliciosa, que faz parte da cultura e da memória afetiva dos brasileiros. Neste artigo, você aprendeu como fazer um bolinho de chuva tradicional, que leva apenas farinha, ovos, leite e fermento. Você também conheceu a origem dessa iguaria, os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde e algumas dicas para variar o sabor e a textura do seu bolinho. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha!
E você, gosta de bolinho de chuva? Qual é a sua receita favorita? Deixe um comentário abaixo e compartilhe a sua opinião e as suas sugestões conosco!